sábado, 25 de julho de 2009

Kit de ferramentas básicas

ToolBoxÀs vezes precisamos de um programa para uma tarefa especifica, e muitas vezes temos que comprar ou recorrer a meios não muito honestos, leia-se piratear. Mais poucas pessoas sabem que existem bons programas básicos, e até mais avançado, completamente free e às vezes sobre a licença GPL (Viva grande Stallman). Este meu "pequeno" post vai falar sobre alguns que uso no meu PC geralmente em português e bem leves.

Avira Antivir: Meu kit básico não pode falta esse antivírus, ele e o melhor antivírus free e o mais leve. Para ele ser perfeito só teria que ser em português (a partir da versão 9 ele passou a ter a opção de língua portuguesa), já que os únicos inconvenientes dele e ser em inglês e abri um pop-up na hora da atualização das vacinas.

O Malwarebytes Anti-Malware, e um programa como o próprio nome diz, para acabar com as malditas pragas. Ele é leve e retira os malware mais resistentes do Windows. è uma ótima recomendação para se ter no PC. Não fica residente na memória em sua versão free, mas limpar tudo e não desconfigurar o registro do Windows, como alguns programas dessa categoria costuma fazer.

O CCleaner e um programa da linha faz tudo, ele faz reparos no registro, eliminas sujeiras da navegação e faz pequenos ajustes no Windows, e tem suporte à língua portuguesa, só se tem que ter um pouco de cuidado ao eliminar coisas, mas ele é um ótimo programa, recomendo as versões Portable ou Slim. Uso também como alternativa para uma limpeza mais profunda do registro o MV RegClean do Marco Velasco.

Irfanview é um visualizador de imagens, que consegue visualizar 70 tipos diferentes de formatos de arquivos de imagens, áudio e vídeo, converte e renomeia em lote, aplica pequenos efeitos alem de criar slideshow nos formatos exe e scr. Para ter alguma dessas funcionalidades e preciso baixar os plug-ins e o pacote de linguagem separadamente mais e tudo free e vocês podem encontra tudo na pagina do autor do programa.

Na categoria visualizador o Foxit Reader e uma boa pedida para ler arquivos em PDF, ele é leve, grátis é em português além de ter algumas funcionalidades simples. Mais ele não cria nem faz edições complexas nos arquivos, para isso recomendo o PDFCreator. Os dois estão disponíveis em Windows e Linux.

O VLC Media Player e o meu player de vídeo favorito, eu uso para assistir vídeos em DivX, XviD e WMV além de DVD, ele aceita uma grande quantidade de formatos de vídeos e áudio sem precisar de codecs o que por si só já e um grande avanço. Ele possui versões para vários sistemas operacionais e esta disponível em vários idiomas. Para reprodução adequada de vídeos RMVB eu sugiro a instalação do Real Alternative.

VirtualDub: e um programa para edição simples de vídeo, Ele tem muitas limitações como só trabalhar com arquivos AVI (com ou sem codificação) e MPG, mas ele muito eficiente no que faz. Pode codificar os vídeos, se você tiver os codecs necessários, recortar, redimensionar, editar informações, aplicar filtros, separar áudio e vídeo, juntar pedaços que você tenha criado; adicionar legendas, salvar imagens em BMP e capturar vídeo. Para edições eu uso os codecs; CCCP baseado no ffdshow para as simples. E para codificações mais pesadas o XviD

Audacity, e o nome de um editor de áudio simples em português e de código aberto para Windows, MacOS X e Linux. ótimo para aplicar efeitos em arquivos de áudio e editar tags MP3, uma recuso interessante e a capacidade de aceitar plug-ins nos formatos LADSPA e VST, ele tem dezenas de funções que seria cansativo inúmera-las aqui só instalando, vocês podem ver como ele pode ser Audacioso!

O Exact Áudio Copy, E um ripador e conversor de áudio para Windows muito bom para ripar musicas com ótima qualidade sonora, ele aceita codecs externo para converter as musica ripadas dos CDs em vários formatos, Além de possuir o modo seguro que garante a qualidade das musicas ripadas. Ele é um pouco difícil de configurar, mais a qualidade das musicas ripada por ele supera essa dificuldade inicial.

Para o uso adequado do Audacity e do EAC, a instalação do codec LAME e recomendada; ele codifica em MP3 muito melhor que o codec oficial do formato, além de ser possível usar vários esquemas de codificação com os utilitários que vem no pacote

MP3ext e o nome de um plug-in para o explore do Windows que eu uso há muito tempo, ele edita tags mp3 diretamente no arquivo sem precisar de programas, ele e leve mais esta em inglês mais isso não e nenhum problemas.

O Miranda IM e um mensageiro para Windows em GPL, que se conecta a vários protocolos de comunicação como MSN, Yahoo, ICQ, AOL, IRC e vários outros mais obscuros, sua interface não e das melhores mais sua leveza e possibilidades de modificações através de plug-in, compensa essa fraqueza.

O Mozilla Firefox dispensa apresentações, apesar de as versões mais novas serem um pouco pesadas e estranhas, ele ainda é mais leve e estável que o Internet Explore, e não é bisbilhoteiro como o Chrome. Devido ao meu PC ser um pouco antigo, eu ainda uso a versão 3 e mais alguns add-ons (ADBlock Plus e o SearchPreview) que me ajudam em muito no desempenho geral do PC, e na segurança.

Este e meu kit básico que eu instalo sempre que formato ou compro um PC novo, pode não agradar a alguns mais para mim eles fazem seu serviço direito.

Aviso importante: E de suma importância levar em consideração que ao instalar um programa, mesmo que este seja bem conhecido, ele possa dar alguns problemas; por isso e importante que seja feito um ponto de restauração antes de instalar o software escolhido.

Próximo artigo: Kit de ferramentas básicas 2.

Matéria atualizada em 20 de janeiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário