terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O distrito 9

District 9Está é uma novidade aqui no blog, uma seção dedicada a criticas de filmes, mas sem o pedantismo e o “cultismo” que marca este tipo de texto em outros sites; e com opção de downloads. Também não espere ler sobre filmes de modinhas, e de “ondinhas” passageiras. Depois que “definimos” os objetivos, então podemos começar à primeira análise de uma “película cinematográfica”, que não será a última que irei fazer aqui.

Distrito 9 é um filme de ficção cientifica no melhor estilo documentário (que está em alta nos cinemas) lançado em 2009, que custou míseros 30 milhões de dólares, e com uma leve pitada de ação. Ele foi feito na África do Sul, por isso fiquei receoso em assistir, nuca tinha visto um filme sul africano, ainda mais de ficção cientifica. Mas não me arrependi, pois ele é um ótimo filme, e como eu gosto, com um leve sarcasmo e crítica social.

O diretor Neill Blomkamp teve como produtor e incentivador Peter Jackson. O elenco não é lá essas coisas, acho que reconheci só uns dois atores. Mais ai talvez esteja à beleza do filme, atores sem renome que podem ser bem moldados por eles para ser mais credível a atuação.

O protagonista é um burocrata meio atrapalhando da organização MMU (Multi-National United), Wikus van der Merwen (Sharlto Copley), que tem como função despejar para uma nova área (Distrito 10), uns alienígenas que foram confinados em uma favela (Distrito 9) depois que sua nave quebrou em cima de Johannesburgo. Os alienígenas parecem como crustáceos; chamados no filme de camarões (Pior e o vicio deles por comida de gato).

Wikus é um verdadeiro idiota e acaba sendo contaminado por uma bateria dos aliens; tornando-se alvo de caça pelo governo já que parece que esta se transformando em um deles, e pode operar suas armas. Ele e ajudado em sua fuga por um “camarão” chamado Christopher.

As armas dos “aliens” só podiam ser operadas por eles já que estavam codificadas geneticamente. Então a importância de um humano que possa usá-las é fundamental. Uma das cenas mais icônica é a briga com os militares usando uma armadura do tipo Mechs.

Uma coisa curiosa, e ao mesmo tempo difícil de engolir para alguns no filme e que os negros - que no regime do “Apartheid” eram os perseguidos - querem o mesmo para os “camarões”. Isso trás um lado obscuro da humanidade, sua intolerância ao estranho.

Não admitimos nada que não possamos compreender, ou usá-los em beneficio próprio. Por isso perseguirmos, humilhamos e até eliminamos ser for possível.

Não precisamos ver filmes “cults” para ver criticas sucinta, e até engraçadas, no cinema, pois até em filmes arrasa quarteirão de Hollywood pode-se encontra boas filosofias. Como exemplo, temos este que é um dos melhores que assisti neste ano, e olha que assistir muita coisa que me fez passar mal.

Assista ao filme Distrito 9 baixando-o com o uTorrent pelo Filmes Torrent.

0 comentários:

Postar um comentário