sábado, 6 de agosto de 2011

Cuidado com seu HD, ele pode falhar.

HD Logo 128x128A frase do titulo pode parecer meio intimidadora, mas a maioria dos usuários de computadores mal tem a preocupação sobre esse assunto, achando que comprando uma marca especifica e um modelo de grande capacidade, ficaram seguros com seus dados; mas aviso que os HDs são uma tecnologia semelhante a uma montanha russa tem altos e baixos e às vezes tem alguém que cai do brinquedo.

Nos últimos dois anos o volume de reclamação sobre falhas em discos rígidos (HD) tem aumentando muito, como o caso da Seagate com seu firmware e os modelos acima de 500 GB, mas poucos sabem que a metade desses problemas são ocasionados pela troca da tecnologia dos discos rígidos de longitudinal para perpendicular. A cada ciclo de melhoramento da tecnologia acontecem falhas na produção; o problema agora e que a mesma se concentrou em poucos fabricantes (três já que a Samsung vendeu sua divisão de HDs para Western Digital) e eles ainda terceirizaram a produção para países que não tem um know-how técnico como o caso do firmware da Seagate ao que parece foi ocasionado em sua fábrica da Tailândia. As dicas que dou são:

Evite modelos da Seagate porquanto, não que a fabrica seja ruim, mas você pode ter a “sorte” de pegar um modelo com o firmware maldito ou com sua nova tecnologia perpendicular já quê ao que parece os modelos dessa companhia sofre mais do que as outras.

Tenha um esquema de backup principal e um secundário, caso o seu esquema principal seja feito com HDs.

Se for usar em um esquema RAID não use dois modelos idênticos você pode ser sorteado para a “pegadinha do malandro” e perder tudo, use modelos equivalentes, mas de fabricantes diferentes.

Faça copia num programa de clonagem do sistema instalado e configurado com todos os programas que você use, e guarde a imagem em um backup.

Use os recursos do sistema operacional como o chkdsk, e fique de olho no SMART ou monitore seu disco com o HD Tune ou programas semelhantes.

Use sistemas anti-vibração nos seus HDs, caso seu gabinete não possua, use anéis ou arruelas de borracha nos parafusos que prendem os HD as baias.

Coloque um fan na frente de seu gabinete para evitar superaquecimento; e evite colocar fans diretamente na placa lógica de seu HD.

Por enquanto os HDs ainda são melhores que memória flash, tirando os casos de fabricação mal feita e erros de firmware, um HD ainda e melhor que um SSD; mas como nem tudo dura tanto e possível que em alguns anos eles desapareçam deves dos PCs a não ser que a nova tecnologia de HD (Escrita magnética com eletricidade) sai do papel.

0 comentários:

Postar um comentário