sábado, 18 de fevereiro de 2012

Computador antigo e rápido: Mitos.

Old_ComputerNesta ultima parte vou abordar alguns mitos e conceitos preestabelecidos sobre o uso de computadores, não só os aparelhos velhos como os mais novos. Esse texto fica mais como uma curiosidade, mas também serve como parâmetro para o uso e escolha dos aparelhos informáticos.

Processador potente, placa de vídeo, vários HDs irão deixar o PC mais rápido: Sim, mais vai deixar ele mais caro também e mais gastador, além de ser preciso comprar fonte nova e no-break novo; o usuário tem que medir bem os componentes para não pagar mais do que precisa. Não caia na tentação do novo ou do mais é melhor, um computador bem configurado e com os sistema certo pode fazer tudo que você queira com um preço em conta e gastando menos energia.

Monitores de LED são melhores que monitores LCD por ser uma nova tecnologia: esse é um mito que esta muito em voga ultimamente, até revistas especializadas erram, LCD e LED são a mesma tecnologia o que difere um do outro e o uso da retroiluminação por LEDs nesta ultima, anteriormente eram usados lâmpadas de catodo frio. Mas quanto às melhorias o uso do LED amenizou alguns inconvenientes da tecnologia LCD em relação às cores e o brilho, mas não todos.

Qual é melhor então? Pergunte a um bom profissional das artes gráficas que ele fatalmente ira dizer que uma imagem apresentada em um LCD não terá a mesma qualidade que em um monitor CRT, mesmo que este seja um modelo popular, a não ser que o LCD seja de tecnologia IPS. Isso não significa que você deve abandonar o LCD e partir para os CRTs, e sim que eles não são tão maravilhoso como a mídia faz parecer. Se trabalha com artes gráficas procure um modelo IPS se não continue com os monitores de tubo, eles ainda são os melhores nesta área que o LCD.

Muitos arquivos no HD, o prejudicam: Prejudicar não prejudica mais HD não é aterro: Tente não lotar seu HD com muitos arquivos, principalmente os grandes ou compactados, como instaladores de programas, ISO de jogos e Episódios de series e filmes; tente passá-los para um backup em DVD. Eles podem deixar certos procedimentos como á desfragmentação e a varredura do antivírus lenta.

O Windows é melhor que o Linux e Mac OS-X: Devagar com andor que o santo é de barro, todos tem seus méritos e seus defeitos cabendo ao usuário a escolha do que se adéqua ao seu uso diário. No geral o Windows só ganhar dos outros por um único motivo, os jogos, em sua grande maioria ele são feitos para Windows, tirando isso e muito difícil justificar que o Windows seja melhor que o Mac OS-X ou Linux.

Formatar regulamente ajuda: Nem sempre e preciso formatar, mas geralmente e isso que a maioria faz ou recomendar, eu não faria isso, a não ser que seu sistema esteja muito “baleado”, ao fazermos isso perdemos tempo e nem sempre temos a chave para a ativação do Windows.

Sem a chave de ativação: Caso precise desinstalar o Windows e reinstalá-lo novamente é já tiver ele ativado, copie o arquivo WPA.DBL da pasta system32 para usá-lo na nova instalação. Esse procedimento pode ser relevado se optar por criar uma imagem do sistema.

Notebook é melhor que um desktop: Um notebook se for bem escolhido às vezes pode ser a melhor solução devido a sua mobilidade e a ocupar pouco espaço, mas tem que se levar em conta que esses equipamentos são mais suscetíveis a apresentar problemas se não houve uma boa manutenção. Além e claro que se for um usuário compulsivo de jogos poderá ser preciso desembolsar uns trocados a mais em um modelo mais potente.

Um PC pode ficar ligado direto? Poder pode a questão é você deve? A grande maioria dos computadores vendidos atualmente é feita com componentes de entrada menos sofisticados, e não foram criados para serem usados continuamente como as Workstations e os servidores. Há relatos de pessoas que passaram meses com um Desktop simples ligado e não aconteceu nada, mas isso não quer dizer que não aconteça, certos componentes se desgastam com o uso prolongado.

Quais as precauções a serem tomadas? Há vários fatores a se considerar ao manter um PC ligado direto, não só os componentes têm que ser de boa qualidade como tem que se mensurar certos empecilhos que por ventura apareçam como falta de energia, raios, altas temperaturas, poeira e umidade no local onde ficará o computador.

Filtro-SMS-LF5PUns dizem que é melhor o filtro de linha que o no-break: O mínimo de segurança para um Desktop, monitor, modem e impressora e um filtro de linha, tomada tripolar com aterramento correto e circuito dedicado. Mais vou deixar claro aqui, cada caso é um caso, não vá na conversa de alguém que more em São Paulo, cada cidade tem sua particularidades e o que serve para um paulistano pode não servir para um amazonense.

O que eu recomendaria: Se você mora em uma cidade em que a energia caia freqüentemente, eu não recomendaria o uso do filtro de linha, pois cedo ou mais tarde seu sistema vai apresentar falhas. Neste caso o uso de um no-break mesmo que semi-senoidal resolveria o caso.

A solução para um PC velho: às vezes a única solução para aumentar o desempenho de um computador com anos de estrada e sua troca por outro mais novo, mas cuidado com as arapucas de lojas não especializadas, mensure bem suas necessidades para não comprar mais do que precisa ou pior pagando caro achando que tem um Ferrari e descobrir um motor de uma Brasília debaixo do capo.

Há muitos mitos na internet sobre os usos da informática, alguns têm um fundo de razão de ser, outros soa a pura fantasia ou jogada de marketing para você comparar os produtos de determinada marcas. Eu especifiquei os que mais são interpelados a min.

Voltar: Computador antigo e rápido: Programas.

2 comentários:

  1. Olá, Ciro!

    Este artigo é bastante interessante. Ele realmente desmistifica muitas ideias que as pessoas ainda têm sobre seus computadores.

    Aqui em casa, tenho dois desktops. Um novo, que é o meu "oficial" e um mais antigo, um Pentium 4 com 512kb de RAM. O antigo roda tranquilamente o Windows 7 e serve como backup de dados e também para situações emergenciais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adelson, que bom vê-lo por aqui.

      Quando se escolhe bem os componentes do PC, ou tem a sorte de compra-los, dar para transformar um "velhinho decrepito" em algo útil.

      Excluir