quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Recuva, recuperando dados apagados.

Recuva_LogoHoje em dia o volume de dados armazenados por um usuário comum tornou-se enorme. Muitas dessas informações não são vitais, mas mesmo assim são importantes para determinados nichos de pessoas. Mas os cuidados com os dados não estão sendo levados a sério, nem pelas empresas de dispositivos de armazenamento nem mesmo para quem deveria se importar mais que são os próprios usuários dono das informações. E se perder o que fazer?

A organização é a principal dica, para a recuperação, armazenamento e backup de dados. As várias formas de organização dos dados, que vão desde subdivisões de pastas até o particionamento de disco e os esquemas de clonagem de HD.

Duas partições: O uso de duas partições ou dois discos, um para o sistema operacional e os programas e outro para os dados é um das primeiras dicas para uma boa organização dos dados. Assim fica bem mais fácil o armazenamento, backup e a recuperação deles.

Sistema de Recuperação: Em netbooks geralmente vem com um sistema de recuperação, mas ele não é bem configurado, já que ao usar apenas uma partição você perde os dados armazenados ao usá-lo; o ideal seria usar duas partições uma abrigaria o sistema e outra os dados. Há modelos em que este sistema usa recursos do próprio sistema operacional Windows como o Shadow Copy (VSS), solução presente nas ultimas versões.

Caixa do primeiro Socorro: Como eu já havia escrito em (Computador antigo e rápido: Programas.) o uso de um pen drive ou CD com ferramentas de recuperação pode ser bem interessante, o uso de recursos como o PortableApps, Bart’s PE Builder ou o Parted Magic para automatizar estas ferramentas e uma boa pedida, você pode configurá-los para usar seus softwares preferidos. Como o apresentado neste texto.

O Recuva é um programa da Piriform que consegue recuperar arquivos deletados do disco rígido, mas há algumas regras para isso. Não use a versão instalavel dele, prefira a versão portable. Por quê? Simples ao instala ou salva arquivos no disco rígido você pode esta apagando definitivamente os arquivos que esteja tentando recuperar pó isso o uso de um pen drive com ele e espaço para salvar e recomendável.

Para começar insira o pen drive ou execute o programa se já o possui instalado. Ele apresentará um wizard, se não quiser usá-lo e só escolher a opção e clicar em cancelar. Ele ira para a tela principal onde você poderá ajustar a sua busca, mas vamos ficar com o wizard.

Na próxima tela, selecione o local onde o arquivo estava alojado antes de ser excluído. Você pode especificar o local exato ou até mesmo procurar em dispositivos removíveis como câmera digital, por exemplo. Se você não sabe onde ele estava realmente, marque a opção "Não tenho certeza".

Na tela seguinte, marque a opção “Habilitar a Verificação Profunda” e clique em “Iniciar”. O aplicativo iniciará a varredura em todo o seu disco rígido. Se você marcou a opção de verificação profunda, como mencionado anteriormente, o scan pode levar alguns minutos. Tenha um pouco de paciência e procure não instalar ou baixar nada nesse meio tempo para não comprometer o resultado do trabalho.

Recuva_telaAo encerrar o scan, o programa lhe apresentará os dados perdidos que ele conseguiu resgatar do HD. Na janela do resultado, clique no botão “Trocar para o modo avançado” para termos uma visão mais ampla. Na tela de modo avançado, você irá visualizar um painel.

Observe que ao lado esquerdo do nome de cada arquivo encontrado, haverá sempre um círculo colorido. Cada cor dos círculos representa uma informação importante sobre o estado do arquivo que indicará se será possível ou não a sua recuperação.

Círculo Vermelho - é uma notificação de que o arquivo não poderá ser recuperado. O arquivo foi sobrescrito por outro arquivo, portanto, tornou-se irrecuperável. Por isso é importante não instalar ou usar o computador antes de efetuar o procedimento de recuperação.

Círculo Laranja - é uma notificação de que as chances de o arquivo ser recuperado integralmente são poucas, mas não nulas. O arquivo pode estar corrompido, ou pode estar normal. Porém, geralmente, o arquivo vem corrompido.

Círculo Verde - é uma notificação de que o arquivo pode ser recuperado perfeitamente, 100%. Isto é, ele está em perfeito estado, certamente você conseguirá recuperar e salvá-lo sem qualquer empecilho. Mas não recomendo salva-los no disco e sim no pen drive se quiser recuperar muitos arquivos.

Você pode obter os detalhes completos da integridade dos arquivos diretamente do Recuva. Para isto, clique sobre um dos arquivos e selecione a guia “Informações”, à direita da interface do programa. Então leia a descrição completa no campo abaixo, especialmente onde diz "Estado". Você pode selecionar o arquivo e clicar na guia “Previsão” para visualizar melhor o arquivo (imagens), bem como pode especificar a unidade que deseja vasculhar.

Como explicado anteriormente, os arquivos com o círculo verde ao lado, são os que têm a maior probabilidade de recuperação. Mas os arquivos com círculo laranja não podem ser descartados. Tudo pode ser esclarecido visualizando a área “Informações” e à descrição “Estado”.

Para salvar o arquivo no PC novamente, marque a caixa de seleção do arquivo desejado primeiro e clique no botão “Recuperar”, localizado na parte inferior direita da tela. Escolha a pasta em que o arquivo será salvo - recomendo salvar no próprio pen drive - e clique “Sim” na próxima mensagem. Aguarde até que apareça uma mensagem confirmando a recuperação do(s) arquivo(s), e clique no botão “OK”. Pronto você conseguiu recuperar seus arquivos.

0 comentários:

Postar um comentário