segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Foxit PDF Reader, cuidado com a instalação.

Foxit_PDF_Reader_LogoRecentemente tive uns problemas em um Windows 7 ao instalar um jogo. Como esse sistema foi configurado para ser o mais seguro possível por mim ele não instalou o bendito, por quê? Simples um programinha adware tentava pegar carona na instalação. Não era nenhum pirata ou vírus, mas era um programa que possivelmente iria causar problemas já que tentava instalar-se em pasta do sistema.

Eu recomendo alguns programas aqui bem leves tanto para Windows como para Linux e nos últimos anos tenho notado que a mania Microsoft está de vento em popa nas “softhouses” que desenvolvem softwares para o sistema das janelinhas. Programas bonitos e leves têm tornado-se pesados ou xeretas demais. Tenho um caso deste na minha lista o do Foxit PDF Reader, além do CCleaner e do Avira que espero que seja momentâneo.

O Foxit PDF Reader foi à minha grande decepção. Ele está apresentado o problema mais sério. Um arquivo executável, o svcgdp.exe, que é parte de um programa de adware chamado de V9 com plug-ins para o Firefox e IE. Está causando transtornos como lentidão, e até travamento do sistema operacional. O safado tem um comportamento de um vírus, não tem desintalador e é executada toda a vez que se usa o browser. Ele fica instalado em uma pasta chamada “Software Plate”. Caso tenha essa porcaria e só procura esta pasta que lá estará um desinstalador escondido para a peste.

O que o CCleaner têm não é bem um problema e sim que as ultimas versões do sistema operacional Windows já estão bem mais madura no quesito “limpeza de sua sujeiras”. E claro que ele pode, e deve ser usado nos Windows mais novos, só é preciso prestar mais atenção no que está fazendo, e atualizar o programa para a última versão. E sempre recomendável fazer isso já que ele vai se ajustando aos poucos.

o Avira Free Antivirus foi outro que apresentou problema, não é nada que afete o uso diário, pelo menos não que eu notasse, mas no Windows XP a versão 2013 só era encerrada forçada já que o sistema não conseguir fechá-lo ao desligar o computador. Talvez isso afete só o XP, ou só é um entrave momentâneo. Não saberei responder, pois instalei de volta a versão velha. Mesmo podendo usar o software UPHClean para solucionar isso.

Eu vou atualizar os textos onde mencionei e recomendei o Foxit PDF Reader avisando sobre esse perigo, além de fazer coisa semelhante no Avira. Já o CCclenaer eu já havia mencionado sobre a possibilidade de ocorrer erros nos Windows mais novos então não precisarei fazer de novo.

Eu dou duas dicas para quem usa Windows: Primeiro sempre faça um ponto de restauração no sistema, por quê? Simples, mesmo que o programa crie um e recomendável que se crie outro bem antes de instalar para poder “voltar no tempo” sem percalços. A segunda é mantenha os instaladores dos programas guardados em pen drives ou CD/DVD, versões novas tende a apresentar problemas e até que resolva é bom manter uma copia antiga.

0 comentários:

Postar um comentário