sábado, 8 de junho de 2013

Monetizando na internet.

Ganhar_clicandoEste texto é uma mea culpa, explico. Eu devi ter escrito ele antes, logo quando comecei o blog, pois na época ainda focava em PTCs e outros programas de monetização, além de “despejar minha sandice aos quatro ventos”. Mais acabei por não explicar direito alguns termos desse mundo dos PTCs e nem nas outras formas de se lucrar na internet. Então vamos à definição das designações e siglas usadas nesse segmento.

PTC e um termo originado do inglês “Paid To Click”, que significa “Pago Por Clicar”. O Neobux é um exemplo. Sites deste tipo pagam para os membros clicarem nos seus anúncios. Os valores geralmente estão entre 0,3 e 1 centavo para cada um visualizado por você e 0,3 e 0,5 centavo os de seus indicados.

A quantidade de anúncios mostrados - e o valor de cada clique - varia de site para site, e depende também do seu tipo de membro no sistema, que varia de um normal (standart) ou premium, gold ou outro nome utilizado (você terá que pagar uma taxa para pertencer a níveis mais elevados).

Sites Aurora possuem um script PTC próprios, eles geralmente não têm limite de indicados direto (você pode referir quanto você quiser). Eles mostram anúncios "PTC", anúncios "Paid to Sign Up" (pago para se inscrever), e anúncios "Paid to Read" (pago para ler).

Eles pagam uma fração de centavo por anúncios visualizados. Os valores podem variar de um para outro. A maioria não gosta desses sites por causa das taxas por clique e a demora no retorno financeiro, mas esses sites tendem a durar mais. Publipt! e Clique.com.pt São bons exemplos.

Sites do tipo Bux, são um variante dos PTC originais, assim como os mencionados acima. Eles são conhecidos por apresentar os mesmos anúncios repetidamente. São geralmente publicidade "auto-patrocinados" ou de sistemas usados pelo dono do site.

A maioria tem de 4 a 6 deles por dia, com o valor de cerca de um centavo por clique. Eles dependem de upgrades e compras de referidos para pagar seus membros. Geralmente são instáveis, em muito semelhantes a esquemas de pozzi, muitos acabam virando SCAM.

PTR origina-se do termo inglês "Paid to Read" que traduzindo significa "Pago por Ler". Nesses sites você recebe e-mails (no próprio site ou em seu e-mail) e, em seguida, você pode ganhar para ler esse e-mail ao clicar no link no anuncio de e-mail.

A sigla GPT vem do termo inglês "Get Paid to" que significa "Seja Pago Por". Sites deste tipo são os locais que oferecem praticamente tudo em se tratando de monetização, e geralmente não têm limites de referencia. Eles têm "pago para clicar", "pago para se registrar", "pago para ler e-mails". Muitos deste possuem nomes que não combinam com a sua verdadeira natureza. Alguns PTCs são na verdade GPTs apesar de não parecerem.

ProfitEncurtadores/protetores de links: São site onde se ganhar por mostrar anúncios em páginas encurtadas pelo serviço. Geralmente é uma pagina intermediária com o anuncio ou um frame com um banner no topo da pagina que leva ao destino final do link.

O Linkbucks e um dos grandes exemplos desse tipo de site, e é uma fonte bem mais rentável que muitos outros sistemas que são propagandeados por ai. Por isso eu recomendo se uso se possui um site com muitos links externos, e um taxa de cliques 4 a 10 por dia.

Programas de afiliados: Você ganha por indicar pessoas para os serviços prestados pela mesma; este é o que mais tem por ai. Dos sistemas de monetização atuais, quase todos tem programas desse tipo que premia seus membros por trazerem mais usuários a eles.

Dos sistemas desse tipo que uso no Acirrando só os que são atrelados a outras formas de ganhos como os de PTCs – no qual e a forma mais correta de elevar os lucros deles - e processadores de pagamentos como o PayPal e Payza que não são muito bons.

Sistemas de publicidades em banners: São sites que disponibilizam banners ou outra forma de anúncios em código – geralmente JavaScript - para serem inseridos em seu site para mostrar publicidades de outras empresas ou sites. Geralmente no esquema Visualização, cliques, formulários ou vendas

Talvez o único sistema bom para sites pequenos nesse ramos seja o Google Adsence (este também tem suas desvantagens), os outros são uns verdadeiros fiascos, já que você precisa de alto trafego de visitantes e de pessoas que clicam nos anúncios para obter lucro com eles.

Hospedagem de arquivos (Uploads): Você ganha quando alguém baixa um arquivo seu, disponibilizado no sistema, por um link uma determinada quantidade de vezes (mil vezes, por exemplo). Geralmente são pontos, upgrades de conta ou muito raramente dinheiro.

Esse foi um dos segmentos que mais sofreu nos últimos anos, devido ao combate ferrenho ao que eles chamam de “pirataria”. A maioria dos sites do gênero não paga mais ou não compensam o esforço como o Hotfile (site suspenso por decisão judicial) ou Uploaded.to.

E comum entrar em site de monetização e ser apresentado às mil maravilhas, mais quando vai se ver você não consegue o mesmo resultado. NeoBux, Linkbucks, Publipt! e Clique.com.pt – nesta ordem de mais lucrativos - tem me servido mais que esquemas mirabolantes.

Atenção: cuidado ao promover sistemas PTCs no YouTube, o Google não permite esse tipo de serviço e é possível que sua conta seja deletada. O mesmo ocorre se usar o Google Adsence junto com publicidade PTC em seu site hospedado no Blogger.

0 comentários:

Postar um comentário