sexta-feira, 26 de julho de 2013

Linux, distros minimalistas.

Linux_TuxSou usuário de Linux há um bom tempo desde que conheci o Kurumin do Carlos Morimoto, e passei a freqüentar o fórum dele na internet, lá pelos idos de 2000. Naquela época o sistema era a promessa de redenção de muitos, hoje continuam prometendo, apesar de seu ímpeto ter se esfriando um pouco; mais passei a usá-lo sempre. Não só em PC velhos e projetos mirabolantes, mas como maquina virtual de teste para programas.

Eu queria um sistema leve com possibilidades de customização fácil e de quebra pudesse rodar direto da memória RAM, o que agilizaria o mesmo. Quando o usei pela primeira vez não tinha essa intenção, já que memória era cara há uns dez anos atrás, só queria um sistema novo que roda-se com desenvoltura em um Pentium III. Vamos conhecer algumas particularidades do Linux para a escolha de uma distribuição.

Instalação de programas: Não há o conceito Windows de arquivo de instalação, como os EXE, apesar de os pacotes (DEB) comportarem-se como tal em algumas distribuições. Os gerenciadores de pacotes são a porta de entrada para a instalação de atualizações, e de programas. Há vários sistemas no Linux, que vão dos arquivos TARs aos derivados da família Debiam, como o dpkg/APT (DEB) ou os que usam RPM da Red Hart. Outros formatos como Pacman do Arch Linux ou o Portage do Gentoo Linux, mas estes são em grande parte derivados desses dois.

Ambiente gráfico: Uma coisa que assusta as pessoas e a linha de comando (modo texto), que muitas acham que não existe no Windows. Dificilmente hoje você usar a linha de comando no Linux assim como quase ninguém usa a do Windows. Diferente deste o Linux é modular e configurável, se baseia em um ambiente gráfico em cima do X Window System. Este ambiente pode ser um simples gestor de janelas em cima de alguma biblioteca ou sistemas completos como o GNOME (GTK), KDE (Qt) e Enlightenment (EFL), apesar de alguns não acharem que este último seja. Agora as distribuições escolhidas.

SliTaz_4.0SliTaz: Desenvolvido originalmente em 2006 por Christophe Lincoln e mantido atualmente pela SliTaz Community, é uma distribuição pequena – 30 MB – baseada no Debian com ferramentas customizadas, como o Tazpkg para o gerenciamento dos pacotes. O LXDE/OpenBox (mais o BusyBox como caixa de ferramentas em modo texto) vem como ambiente gráfico padrão. Opera na arquitetura x86 de 32 e 64 bits, e há previsão para a plataforma ARM em breve. Ele possui um suporte ao nosso idioma – e a vários outros. Ele pode “rodar” a partir de CDs. DVDs, USB, disquete e a partir da Web.

Este é o sistema que eu estou usando agora. Claro que não é o “original de fabrica”, já que substitui o ambiente padrão pelo EnlightenmentDR17 e acrescentei outras coisas com o Tazwok. E isso nem mesmo afetou seu desempenho. Ele escolhe a melhor configuração do sistema conforme a memória disponível e o tipo de componentes de hardware da máquina para ser executado na versão Live (um ambiente de trabalho completo, um ambiente de trabalho simples, um ambiente com somente o servidor gráfico rodando ou um sistema em linha de comando).

Slax_7.0.8O Slax com cerca 218 MB é o Linux mirim da turma do Slackware. Foi desenvolvido em 2002 na República Checa por Tomáš Matějíček. Usa o KDE (a partir da versão 6) como único ambiente gráfico. Opera nas arquiteturas x86 de 32 e 64 bits. Para o gerenciamento de pacotes usa o slackpkg do Slackware e os módulos próprios do seu sistema (Slax). Ele pode ser carregado a partir de CDs, DVDs e USB, mas não possui instalação automatizada para HDs.

Puppy_Linux_5.5Puppy Linux é uma distribuição bem diferente, o desenvolvedor o australiano Barry Kauler resolver criar um sistema único sem base inicial em 2003, ele não pertence a nenhuma família Linux. Ele tem versões para processadores x86 de 32 e 64 bits e ARM. Seu gerenciador e o IceVM. Tem 163 MB e cabe folgadamente em um miniCD. Usa o PetGet (Puppy Package Manager) como gerenciador de pacotes. Operado por CD, DVD, USB, Zip drive, ou rede.

Damn_Small_Linux_4.4O Damn Small Linux (DSL) é uma distribuição baseado em Debian desenvolvida em 2003 pelo “americano” John Andrews. Seus tamanho é surpreendente, ele cabe em um CD card (50 MB), assim como o SliTaz. Ele Usar o JWM/FluxBox como ambiente gráfico padrão. Ele ficou parado nos últimos tempos, mas a partir de 2012 voltou à ativa em uma versão RC (4.4.11). Opera na arquitetura x86 de 32 bits.

E um projeto interessante mais não cumpre os meus requisitos por não ter versão em português. Usar como gerenciador de pacotes o seu próprio sistema, o MyDSL, ou o APT (Advanced Packaging Tool) do Debian. Opera por CD, DVDs, Zip drives e USB.

Tiny_Core_Linux_4.7Tiny Core Linux (TCL) é a menor distribuição Linux de propósito geral que existe, foi uma “fork” do projeto DSL criada em 2009 por Robert Shingledecker. Usa o BusyBox e FLTK/FLWM como interface padrão para o usuário. Para a instalação de pacotes e de atualizações do sistema o AppBrowser/tec-load. Tem três versões, Core de 8 MB (modo texto), Tiny de 12 MB (versão padrão) e Plus de 64 MB (como mais recursos).

Opera em x86 de 32 e 64 bits (em fase de testes) e ARM. Apesar de ser um projeto interessante não é viável para leigos ou pessoas que não dominam o inglês já que não tem suporte ao português. Opera por CD, DVDs, USB, mas principalmente a partir da memória RAM.

Qual usar? Os três primeiro são minha recomendação para o uso, principalmente o SliTaz e o Slax, porque? Simples, eles são leves e em português, apresentam uma interface gráfica bem mais aprimorada para o uso de telas com resoluções maiores, e todos eles podem ser instalados no HD.

Esse texto não é um tutorial ou dicas de uso dos sistemas apresentados, e sim apenas uma analise superficial dos mesmos. Mais informações podem ser encontradas nos fórum das respectivas distribuições que pode ser acessado a partir dos sites dos mesmos (os links estão presentes no texto).

2 comentários:

  1. Muito bom. Eu estava procurando justamente uma opinião resumida de distros minimalistas. Segura meu LIKE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, se deseja mais informações sobres distros minimalista e só entrar em contato comigo pela página de contatos.

      Feliz Ano Novo.

      Excluir