segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mega Filmes HD, e a pirataria.

PirateAcabei empacando com os textos neste final de ano, perdi o pique. Desanimei-me com o mundo, se é que verdadeiramente tinha animo. Já tinha acontecido antes, e me virei saindo em uma jornada espiritual. Mas o foco deste texto não é isso e sim sobre opinião pessoal, ou melhor, senso comum. Recentemente a PF prendeu um casal que gerenciava o site Mega Filmes HD. Tirando de lado a questão legal, ou moral. Não apoiarei, ou tomarei partido sobre tal questão.

Nem retrucarei sobre a quantia fabulosa que a PF alega que o casal recebe por publicidade. Mas que isso sirva de lição para a turma que achava que capitalista aceita a “livre concorrência”, e muitos usufruíram da solução marota. Tomaram na “tarraqueta” de novo. BaixaTV e BaixandoFácil sumiram também.

E esse não é um caso isolado, já aconteceu antes com sites de P2P (eMuleto e Filmes Torrent) e sites de downloads, com mais freqüência neste últimos, por esses necessitares de serviços de armazenamento externos. Sem contar os embates históricos da MPAA com o Betamax da Sony, e a RIAA e os MP3 Players. Acho que grandes corporações se utilizam desses meios para geral publicidade, e demanda, sobre seu produto. A famosa tática Microsoft.

Mas o que é “pirataria”? A palavra define o uso comercial de “obras” de autoria de outrem. Hoje querem criminaliza até mesmo o uso de serviços que disponibilizam conteúdo, o famoso “share”. Seria o mesmo que prender que empresta livros, CDs e DVDs. O grande problema disso é que se formos levar ao pé da letra o lema “pirataria e crime” estamos literalmente fundidos, pois vai faltar espaço na cadeia. Para entender melhor a Lei 9610.

Eu aconselho a não ficar apegado a esse tipo de site, pois mais cedo ou mais tarde, os verdadeiros piratas atacam. Já houve caso, por exemplo, de ação sobre direitos da obras lançadas no século XIX do Machado de Assis. Isso acontece por que na maioria das vezes não é o autor da obra que possuem os direitos, pois esses já foram “pirateados” por corporações de mídia.

Muitos acham que a DMCA do EUA seja a regra geral, o curioso é que ela é um copia da lei francesa Hadopi. Ainda bem que a “PIPA não subiu e a SOPA esfriou”. E muitos cidadãos de país se perguntam hoje por que cargas d’água seus governantes devem assinar a ACTA, se o próprio Tio Sam é um dos mais “pirateiros” que já exigiram.

Eu sempre indico sites aqui com material “compartilhavel”, o que você faz com eles é de sua responsabilidade. Já eu tenho uma predileção, pelo meio físico. O que eu gosto, eu coleciono. Uso todos os apetrechos que a indústria do entretenimento me oferece; e meu bolso agüenta.

Tenho mídias desde os tempos dos discos de Vinil de 78 RPM. Disquetes com jogos de série que sou fã, cartuchos de videogames, tudo original, por que isso é valioso, é um bem, um download ou um CD comprado em camelo não. Mas não vou enriquecer empresários pilantras que não são artistas, e nem muito menos sabem o que é arte. Sou justo, não otário.

0 comentários:

Postar um comentário