quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Linux, Android, Free e Open Soft.

Android_LogoO titulo não parece óbvio, mas este texto se refere a mais uma das “facadas pelas costas” que movimento soft livre – em especial o Android - sofreu nos últimos dias. Sim eu estou me referindo ao abandono pela Cyanogen de sua ROM comunitária. Apesar de já haver, como é de praxe, um derivado para substitui-lo, e muito provável com maestria, mais é bom espera para ver, pois o mundo livre parece sofrer ataques de dentro agora.

Talvez um dos grandes problemas desses projetos derivados do GNU da Free Soft Fundation seja a falta de liderança, tirando essa e a Open Source Initiative, a maioria das instituições é uma verdadeira salada, e isso incluir a The Linux Foundation e a Open Handset Alliance, responsável pelo Android.

Mas vamos ao tema. A Cyanogen, que é uma empresa criada para dar o suporte a ROM, e que tinha objetivos meios megalomaníacos de criar um sistema bem mais eficiente que o Android padrão - batendo de frente com o Google - e ainda manter a compatibilidade; fechou os ouvidos a comunidade.

Descartou o seu mais famoso produto, o CyanogenMod, e ao que parece até mesmo o seu sistema “pago” foi também. Decisões de mercado? Talvez, mas até onde eu saiba Soft Livre (open caso queira) não existe sobre a ótica “Microsoftiana”, e as regras de lá não serve para cá.

Os próprios “desenvolvedores” parecem que já estão a carga de algo “novo”, chamado, Lineage OS, por que no final das contas não era a empresa que fazia tudo, e sim a comunidade. E no final das contas o Android ainda continua um derivado do Linux que usa a GPL da FSF. Só acho o nome meio sem noção, já que existe um produto - o jogo Lineage - com esse nome. A marca já esta registrada para alguém.

Um pequeno detalhe: Apesar de acharem que a empresa veio primeiro, ela só foi criada por que algum espertinho vi que poderia lucrar com aquilo, e depois a Microsoft pôs dinheiro na empreitada, muito provavelmente para chupar código para melhorar o seu sistema “móvel”, coisa que ela já faz a anos com o Linux.

Casos semelhantes aconteceram com o Gnome x Ximiam, OpenOffice que acabou virando LibreOffice, ao que parece as empresas não entendem que sobre a GPL não tem como você aborta um projeto comprando, ou fechando, a empresa mantenedora, pois o mesmo pertence a comunidade.

Minha visão sobre isso é que, ao que parece os desenvolvedores “livres” ainda vivem em um mundo de fantasia, achando que empresas que estão “perdendo a guerra”, se renderam ao lado da “luz”. Os idealistas tem que aprender que parasita não faz simbiose.

Aproveitei esse espaço para colocar links úteis sobre este mundo, principalmente do Linux, e na pagina de links também, já que não havia feito quando lancei o texto sobre “distros minimalistas”. Pelo menos pago esse meu escorregão.

0 comentários:

Postar um comentário