quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sandboxie

Sandboxie LogoPara quem é usuário da maravilha do Sr. Bill Gates, muitas vezes acontecem imprevistos com programas que instalamos no Windows; nem sempre o recurso da restauração automática funciona “automaticamente” e em determinadas ocasiões temos que fazer pontos de restaurações manuais; mas não devemos acreditar cegamente que isso vá funcionar para tudo, sempre sobra umas “sujeiras” aqui e acolá.

Se pudéssemos rodar e instalar um programa sem comprometer o “castelo de cartas” do Windows seria uma mão na roda, mas vocês podem pesar que isso só seja possível criando uma maquina virtual, o que pode trazer alguns inconvenientes, o PC pode torna-se lento se o usuário não tiver um computador com um belo processador e memória de sobra. Quando descobri o Sandboxie fiquei surpreso era o que eu queria.

Sandboxie02Ele é um aplicativo que roda programas de modo seguro, sem ser uma maquina virtual ou sem deixar o PC lento; ele e um Shareware mais ao terminar o prazo de 30 dias ele continua funcionado, só manda um aviso que é para efetuar a compra dele. O programa e pequeno (1,45 MB) em sua versão mais atual (3.442) e esta em português. Ele pode ser usado com o Windows 2000, XP, Vista, e Seven em 32 e 64 bits.

Ao efetuar a instalação ele pergunta se quer instalar o drive para que ele funcione bem; não tenha medo e só um arquivo INI na pasta “Windows”. O Sandboxie trabalha com uma janela principal semelhante ao gerenciador de programas do Windows (Windows Explore), na qual são exibidos todos os programas que estão utilizando a área de proteção criada pelo software. Para adicionar um novo programa, ou iniciar sua instalação na “caixa de areia”, basta arrastar o ícone correspondente sobre a janela para que ele seja aberto utilizando o Sandboxie.

Sandboxie03Outro método alternativo para iniciar programas de forma protegida é através do ícone exibido na Área de Notificação do Windows. Clicando com o botão direito do mouse sobre ele e selecionando a opção “Default Box - Rodar Qualquer Programa” e na janela seguinte selecionar a localização do aplicativo que deseja proteger; alem dessa opção pode-se rodar um navegador Web, um leitor de e-mail, qualquer programa que esteja no menu iniciar e o Windows Explore; neste ícone também pode-se terminar todos os programas ou desabilitar os programas forçados.

Sandboxie04Como padrão, o programa cria uma única caixa para controle dos aplicativos cujos dados estão sob proteção. Porém, para facilitar o gerenciamento por parte do usuário é possível criar diversas outras janelas - isso só e permitido se registrar o programa - o que permite separar programas por categorias, por exemplo. Para isso, na caixa padrão aberta basta selecionar a opção “Caixa - Criar Nova Caixa de Areia” ou localizar as caixas de areis crias se tiver criado.

Para olha o conteúdo da pasta protegida vá ao menu "DefautBox - Explorar conteúdo" você pode abrir a pasta com os arquivos salvos, neste menu “DefautBox” também esta as opções para limpá-la, ou recuperar os arquivos definitivamente - movendo-os automaticamente para as pastas reais no sistema, onde deveriam ficar, alem das opções de configurar, renomear e remover a caixa de areia. Enquanto estiver com programas sendo executados pelo Sandboxie, a interface dele exibirá os programas ativos em execução e a "caixa de areia" em que estão sendo executados - caso você use vários perfis. Você pode fechar todos rapidamente, pelo menu "Arquivo > Terminar todos os programas".

A estrutura da pasta protegida do Sandboxie e simples e semelhante a do Windows; a pasta "user" simula as pastas dos usuários, como Desktop (área de trabalho), caso o programa salve algo na área de trabalho, por exemplo. A pasta "drive" guarda o que os programas gravaram em subpastas das unidades do sistema, e os arquivos de nome "Reg" são usados para gravar os dados que os programas pediram para gravar no registro (infelizmente, não são salvos em formato texto puro, o que dificulta a exploração para ver o que o programa rodado faria no registro).

Uma opção interessante e o “Configurar - Compatibilidade de Software”, esse recurso otimiza a configuração da “caixa de areia” a um determinado programa para melhorar sua compatibilidade, mas ela não resolve tudo; alguns softwares ainda têm incompatibilidades com ele; podendo não funcionar direito; principalmente os que precisão acessar recursos da pasta system32 e instalar drives - como os antivírus ou firewall - mas isso não e um empecilho, pois ele funcionara para a maioria dos programas. Outra opção que pode ter uma serventia para alguns usuários e “Configurar > Alerta de Programas” que emite uma mensagem de alerta se algum programa escolhido for usado fora de uma “caixa de areia”. Dentro do menu configurar a ainda mais opções como Integração ao Shell do Windows, Dicas, Esquecer mensagens ocultas, bloquear editar e recarregar configurações.

A forma mais eficiente de se certificar que um programa está protegido com o Sandboxie é verificar o nome exibido na parte superior da tela. (existe outro modo que e pelo menu “Arquivo - A janela esta numa caixa de areia?”) Caso o nome esteja seguido do símbolo [#], significa que está sob a proteção de uma “caixa de areia” e todos os dados utilizados serão apagados após o usuário encerrar sua atividade. Se desejar ver o que os programas esta fazendo ou acessando no seu sistema e só usar a opção “Arquivo > Monitor de Acesso a Recursos”.

Esse é do tipo de programa que deveria vir com o Windows, permitindo rodar qualquer coisa sem alterar nada no sistema. Para min a Microsoft deveria pagar uns trocados para o desenvolvedor e disponibilizar essa ferramenta nos CDs e DVDs do Windows, pois ninguém mais agüenta ter que formatar o PC só porque a restauração do sistema não funcionou, ou não consegui reverter a um estado anterior, ou porque um programa foi mal feito e deixou sujeiras que comprometeram o registro do Windows; eu sei que isso não e culpa da Microsoft, mas se ela faz programas ruins (e a dona e inventora do sistema operacional) porque que um desenvolvedor de softwares Windows - e menos “experiente” no sistema - não faria também?

0 comentários:

Postar um comentário