sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

The Mist

The MistNesta semana estava vendo um filme quando uma cena me fez lembrar de O Nevoeiro, Ele não e novo, mas eu tive uma nova perspectiva ao revê-lo sobre outro ângulo. The Mist (O Nevoeiro) é um filme americano de terror de 2007 dirigido por Frank Darabont, baseado no livro homônimo de Stephen King.

O filme se passa em uma pequena cidade americana, Bridgton no Maine, em que uma manha fria surge um nevoeiro de onde sai criaturas aterrorizantes, Um grupo de pessoas está dentro de um supermercado; presos dentro do estabelecimento juto com os outros estão David Drayton (Thomas Jane) e seu filho, eles não conseguem sair dali, os que tentam são brutalmente mortos, em desespero muitos tentam fugir para ver seus parentes. Descobre-se então, que a neblina foi causada por um experimento secreto das Forças Armadas dos Estados Unidos (novidade alguma).

O desenrolar dos acontecimentos no supermercado e que mais tem de emocionante, uns querendo sair mesmo sabendo que poderão morre nesta empreitada, outros querendo manter um controle sobre tudo como a fanática Sra. Carmody (Marcia Gay Harden), e uns simplesmente ignorando o assunto e se atendo as suas briguinhas particulares, como o advogado Brent Norton (Andre Braugher), mesmo que isso possa acarretar a sua morte. O final e surpreendente (alguns acham que o final do livro e melhor, não sei achei os dois muito bons) e faz ter um monte de reflexões interessantes sobre o futuro dos personagens, a “líder religiosa” vai passar incólume como se nada tivesse acontecido?

Alguns trechos do filme são bem interessantes para uma análise do comportamento humano: Diante de uma ameaça desconhecida e aterrorizante é natural que as pessoas entrem em pânico; na ânsia de garantir a própria sobrevivência e ter algum controle psicológico (apesar de ilusório); a religião é inconscientemente adotada como um mecanismo eficiente para agregar pessoas, no entanto, como nos mostra a história da humanidade, se os fieis acharem (e pensam que estão fazendo a melhor coisa do mundo) que você deve morrer porque, supostamente, Deus quer assim, não tenha a menor dúvida de que farão da maneira mais perversa e sangrenta possível.

Portanto, o filme mostra o quão perigoso pode ser a religião quando pessoas, sugestionáveis e abaladas emocionalmente, seguem fervorosamente um(a) “líder espiritual” que fala com Deus e acredita que tem a verdade acerca do bem e do mal, apontando quem deve viver e quem dever morrer em nome de Deus. O mesmo pode ser dito dos cientistas e seu cientificismo, ao afirmarem serem suas verdades cientificas incontestáveis, mesmo que anos mais tarde a sua própria ciência descubra que estavam errados.

Apesar da relutância de alguns fans da obra de King, o filme e bem fiel ao livro, acho “babaquise” de quem critica o filme; eu vejo o mesmo tipo de preconceito que tiveram com a película AI, já que não gostaram do final (será que foi porque a maravilhosa humanidade foi extinta e o ser mais humano que existia era um robô?).

Assista ao filme O Nevoeiro baixando-o com o Dreamule pelo PootzForce.

0 comentários:

Postar um comentário