quarta-feira, 30 de março de 2011

Futurologia tecnológica.

TabletOs fatos mais curiosos no mundo da tecnologia e a pretensão que alguns têm em querer preverem o futuro, ou pior, escolher para você o que e melhor na visão deles; hoje em pleno século 21 ainda há muitos malucos com poder e dinheiro nas mãos, que já previram grandes furadas no passado, e hoje tenta de novo desovar suas sandices nos ouvidos dos incautos. Vejam os fatos.

Fato 1: O PC morreu. Quem viveu no período da década de 90 (1996) possa já ter ouvido essa perola de sabedoria vinda principalmente da boca do senhor Larry Ellison, esse indivíduo bolou a brilhante idéia de que não precisamos de PCs e sim de terminais leves (Network Computer) para acessar as informações de um servidor; isso te faz lembrar alguma coisa? Sim Computação nas Nuvens, nome lindo para uma quase velharia, esse era o jeito IBM de computar (terminais burros) só que no caso do NC tinha um pouquinho de inteligência e agora essa maravilha ganhou outro nome e novo defensor.

Fato 2: Substituição do PC desktop por dispositivos móveis tipos tablets, netbooks e notebooks. E bem provável que em um futuro próximo algumas classes de dispositivos informáticos (como os netbooks) vem a sucumbir ou se fundir com outros, mas não os PC desktop. O que você gostaria de ter, uma iPad ou um ultra PC ou iMac para jogar Crysis no máximo?

Fato 3: Tenho mais não produzo devido ao custo, mas a Apple produz em larga escala e “revoluciona”. Este e o mais curioso de todos, pois só com a pressão do produto “novo e revolucionário” da empresa da maçã, as outras indústrias abaixam os seus preços e produzem em escala global, um exemplo e o iPad, o conceito e bem antigo e vários fabricantes produziam modelos semelhantes, mas os preços eram altos; foi só a Apple lançar o seu que de repete somos inundados (do dia para a noite literalmente) com produtos de até 100 dólares, e ele não e o único iPods, iPhones são grandes provas disso; mais não eram caros de se produzir?

Fato 4: A televisão de “LED” e melhor que a de Tubo. Depende de que conceito e esse melhor. LCD dependendo da tecnologia de sua tela e péssimo para TV – até para monitor, quando descobrimos o cavalo de tróia que é a resolução fixa - a adoção da retroiluminação por LED só melhorou um pouco; uma tela com tecnologia TN (Twisted Nematic) e mais rápida mais não e boa dos lados, a IPS (In-Plane Switching) e boa dos lados mais e menos rápida que a TN e mais cara, viu o embrolho? Existem outras tecnologias, mas são raras. Talvez esse problema só se resolva com o OLED, mas mesmo ele tem alguns ajustes a serem feitos. Não caia no conto dos vendedores que fazem propaganda de TV de LED como se fosse uma tecnologia própria e não uma TV LCD com retroiluminação por diodo emissor de luz, o vulgo LED. Com essa tecnologia você ganha e perde ao mesmo tempo.

Fica aqui um aviso aos adeptos do conceito de modernidade maravilhosa. Cuidado quando alguém lhe diz que mais moderno é melhor - tudo e muito bonito na propaganda - mas quando alguém esclarece a realidade dos fatos, não é bem assim.

0 comentários:

Postar um comentário