sexta-feira, 26 de abril de 2013

E as nuvens chegando cara!

Cloud_LogoPor conviver com informática desde a década de 80, e não gostar muito de modismos, às vezes posso parecer meio retrogrado ou não compreendido em minhas opiniões. Um dos conceitos que vejo como uma modinha hoje e a nuvem (cloud). Um nome novo para uma coisa que sempre existiu na internet, mas que a geração “cool” de hoje idolatra, sem muitas vezes saber que existia algo na informática antes de 2000.

Claro que houve melhorias, mas isso nada tem a ver com WEB2, Cloud Computing ou qualquer fenômeno “joberianos”, e sim com melhorias na infra-estrutura e na programação como XML, CSS e até o uso de sistemas UNIX e derivados como o Linux. Quem não se lembra dos serviços prestado pelo Yahoo! lá pelos idos de 2000? Em sua grande maioria eles se pareciam muito com o que temos hoje.

Editores de imagens: O FreeLogoServices, foi um dos poucos editores de logotipos que encontre, ele é bom ao combinar um símbolo a um nome. Outro foi o Logo Creator Online, que é um serviço antigo para fazer logos com letras estilizadas.

Quanto a outros serviços eu já havia comentado antes sobre o uso do BannerFans para fazer banners de divulgação, e o Pixlr.com como um editor de imagens. Os dois são bons para fazer ajustes simples e até mesmo um trabalho mais arrojado, mas nada supera um profissional.

Dar uma de Niemayer: Esses sites não são um AutoCAD, e nem pretendem ser, mais eles ajudam a arrumar a decoração e até mesmo à reforma de algum cômodo. AutoDesk Home Styler é da mesma empresa do conhecido AutoCAD e é um dos mais completos. O FloorPlanner também é bom, mas precisa ser cadastro nele para ser usá-lo. Sweet Home 3D não é um elaborador de plantas, mas sim um bom visualizador de perfil em 3D para ser usado em decoração de interiores, mas requer o uso do plugin do Java instalado.

Guardando as Imagens: Picasa Web Album é o serviço utilizado aqui pelo Acirrando para hospedar as imagens, não há muito que se falar dele. Já o Flickr eu uso para imagens pessoais, mas publicáveis, como fotos de locais que estive ou de algo que tenha feito e necessite de divulgação.

Sinceramente não vejo nada de tão novo e fabuloso em serviços como Instagram e assimilados já que seus serviços já eram usados antes, até mesmo o conceito de comunidade também. Isso me cheira mais a “fricote” assim como muitas coisas que aparecem na internet e somem de repente.

Conversão de arquivos: O Free File Converte e um site para a conversão de arquivos, a lista é grande e foi um dos melhores que achei, este pode ser de muita ajudar por ter uma gama maior de formatos suportados. Outro gratuito na mesma linha e o Zamzar.

Tradução: No começo era bem difícil para quem não dominava outros idiomas na internet o Google Tradutor, apesar de não ser o primeiro, foi o mais bem aceito, e sucedido nesta área. Há outros como o Bing Translator, o Yahoo! BabelFish e o nefasto Babylon com sua maldita barra.

Deposito: Guardar dados sigilosos ou pessoais em armazenamento de terceiro – como o Dropbox, iCloud, Windows SkyDrive, Ubuntu One e Google Drive - para mim isso não é uma sinal de esperteza. Não vejo isso com bons olhos e nem é uma novidade.

Serviços antigos e pioneiros como o Uploaded.to e Hotfile (site suspenso por decisão judicial), assim com os citados a cima, são bons para guardar arquivos publicáveis e que precisem estar disponíveis em qualquer lugar com internet, mas não como backup de dados pessoais e sigilosos.

Serviços e aplicativos em browser: Aplicativos baseados em navegadores como os da Web Store do Crhome são uma evolução das extensões e é bem vindo já que permite usar alguns “softwares” sem precisar instalar nada. O Firefox tem o seu também – ele foi o primeiro a permitir esse tipo de coisa - com os complementos, apesar de seu portfólio de opções disponíveis está aquém da concorrência.

Alguns são úteis, outros são divertidos, mas aqui cabe um aviso. Muitos desses add-ons têm perigos escondidos ao processar os dados a partir de sites externos ou precisar que o usuário esteja on-line para usá-los. Então não forneça informações se não quiser ver-las publicadas na internet.

Um site que usava sempre como parâmetro para este tipo de conteúdo era o Guia Grátis. Muitos serviços que encontrei quando estava iniciando na web foram através dele. Sim que agora as suas referencias podem estar defasadas em relação às novidades, mais vale a dica.

Privacidade nas nuvens: A maioria nem se importa com isso. Até que algo ocorra consigo e lá vem toda a cantilena sobre privacidade. Os casos são muitos e nem é preciso mencioná-los. Como já disse, não acho seguro - e nem sensato - o envio de informações pessoais demais para a mão de terceiros; principalmente se enviá-las a empresas que são notórias bisbilhoteiras. Há alguma que se encaixa nessa definição?

Cloud_computingServiços que envolva informações pessoais como relatórios médicos, sua agenda pessoal, dados bancários, financeiros, patrimonial e imagens e vídeos familiares não envie, por quê? Simples você não entregaria essas informações na mão de amigos por que carga d’água vai fazer isso com um estranho?

Usar ou não? Isso depende os serviços web são muito bons, a própria internet é um exemplo de sucesso. Eu só recomendaria cautela no que for enviado se acha algo comprometedor ou vexatório não armazene deixe em casa, você não deixar seu RG, CPF e fotos de quando era beber no meio da rua em um outdoor ou deixa? Se fizer isso pelo menos tente torna isso produtivo se expondo no BBB ou outro programa do tipo.

0 comentários:

Postar um comentário