quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Tudo Sobre Todos.

Earth_LockTodos já devem estar a parte do rebuliço que houve envolvendo o site Tudo Sobre Todos, mas ninguém nem ligou para isso. O site é um perigo a privacidade, e parece que não se tocaram devido à burralidade que imperar hoje em dia. Não que seja novidade, vazar informações pessoais na internet é corriqueiro do que parece, “Nomes Brasil”, “Fonedados”, são exemplos recentes aqui no Brasil.

Isso acontece em parte por “sacanagem” de alguns sites, mas na maioria das vezes é por total falta de conhecimento do usuário. Eu já havia escrito alguns textos sobre o assunto privacidade e segurança dos dados na internet - e uma “tag” “segurança” - sinta-se a vontade para pesquisar. Mais vamos ao ponto.

O Tudo Sobre Todos e um site hospedado na França, com domínio registrado na Suécia, pertencente a Top Documents LLC “sediada” em Seychelles. Ele disponibiliza um serviço de buscas de informações pessoais de brasileiros, até ai tudo bem, mais eles cobram pelas informações. Entenderam? Um estranho ganha pelas informações que são suas. Mais como isso é possível?

Algumas instituições públicas brasileiras colocam seus dados na internet com a desculpa da transparecia sem nenhum tipo de proteção. Curiosamente eles não são tão transparentes com outras. Ao que tudo indica, o site usou como base informações como essas - além de cartórios e decisões judiciais segundo eles – apesar disso, não sabermos o que mais eles têm em mãos.

Outra coisa curiosa e que o “serviço” usa Bitcoin como moeda o que não é nada legal para a mesma, apesar de alguns insanos do “libertarianismo” acharem que foi o máximo, um ato de “liberdade de expressão”. Sinceramente acho que imbecis destes têm sérios problemas mentais.

A principal dica é: Não de informações que não queiram ser publicadas, só de as necessárias em serviços seguros. E mesmo assim pondere se vale apena o risco. Mesmo com SSL/TLS é possível a invasão e a violação dos dados, casos na internet na faltam.

Outra forma de se precaver de alguma eventualidade que possa ocorrer, e inteira-se das leis - como o Marco Civil, ou das Resoluções da Anatel no Brasil – praticamente todos os países tem os seus - além das políticas dos serviços que utiliza, e aprender como funciona a internet.

Uma olhadinha de leve nas políticas de privacidade, além do contrato do serviço. Aquele mesmo que você diz que leu quando concordou e “assinou” o serviço, seja de internet ou outro, como a conhecida EULA, mais não leu - já ajuda bastante.

Claro que referente às leis a maioria não vai funcionar já que os serviços de internet estão em solo “americano” (eles têm eTrust e EFF , que não podem muita coisa) e a “lusofonia”, até onde saiba não tem os “culhões”, nem os “nukes” da China e Rússia, e não tem como brigar de igual por igual.

0 comentários:

Postar um comentário