terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O fim da pirataria.

PirateTitulo sacana não? Mas vamos ao ponto, será que os últimos acontecimentos levam a crer que a pirataria tenha acabado ou diminuindo? Os últimos atos da MPAA e seu buldogue “chicano”, ops a PF brasileira, em uma investida ironicamente chamada Barba Negra leva a crer que iram conseguir. Sem prejulgamentos, e sem bom mocismo hipócrita. Mas vamos ao cerne da questão. O que você entende por pirataria?

A pirataria no meio dos direitos autorais remete aos “ladrões dos mares”, onde os mesmo viviam do “suor do trabalho dos outros”. Transportado para nossos dias, “pirata” é o que lucra com o trabalho intelectual dos outros. E no mínimo irônico que use esse termo, já que no mundo dos “produtos intelectuais”, viver do “suor criativo” dos outros, e quase um mantra universal.

Já o “share”, compartilhamento nada tem a ver com pirataria. Em pleno boom da internet vários sites, e programas, passaram a fornecer esse serviço aos usuários, alguns eram se fins lucrativos, ou no máximo ganhava para manter a própria estrutura. Mas como sempre apareceram os “parasitas” para monetizar ao estremo esse filão o que levou as produtoras a ficarem mais atentas.

A maioria sumiu do mapa, apesar de as redes ED2K, Torrent ainda estarem ativas, a maiorias foi para espaço devido à facilidade apresentadas por pequenas empresas que forneciam jogos, musicas e filmes a preços baratos, e com menos dificuldades. Algumas delas viram padrões a ser seguidos, como Steam, Netflix e Spotify. Com um senão, a mídia digital não é sua, os usuários já se questionam se essa “facilidade” em troca de sua posse vale a pena. Por isso o crescimento de iniciativas como a GOG.

Mais os parasitas nunca sumiram, o que nos levas ao caso do MegaFilmes HD (Mega Filmes HD e a pirataria.), e mais recente o fechamentos de novos sites brasileiros de streamings de filmes e séries, Armagedomfilmes.biz, Filmesonlinegratis.net e Megafilmeshd20.org, sem contar mais 30 destes que foram para a “cova” no ultimo dia 20 de outubro.

No meio da onda “honesta” alguns sites da velha guarda voaram para o espaço (Kickass Torrent), viraram zumbis (Pirate Bay), ou na escuridão (PootzForce e Legendas.tv). No final das contas lhe tiraram a liberdade de “posse” do produto comprado (Liberdade internética). Mas vamos ao ponto da questão.

Você realmente acha que empresários parasitas querem mesmo os justos direito aos seus “bens intelectuais”? Será que são tão ingênuos em acreditar quem a MS, (caso Apple Computer, Inc. v. Microsoft Corp), ou mesmo a Sony, (Walkman X Andreas Pavel Stereobelt), estão preocupados com os “ladroes”, ou é por que outros estão lucrando com o produto de seus roubos?

Não sejam tolos; As empresas manipuladoras viram uma oportunidade de onera o cliente em tudo que possa fazer, usando até mesmo o aparato do estado para isso (A SOPA e PIPA do tio Sam). Isso dever ser coisa de comunista não? Empresas capitalistas usando o estado, que ironia.

0 comentários:

Postar um comentário